Publicitário, Diretor de Arte e Coordenador de Marketing.
Diplomado em Propaganda e Marketing pela UNIP, MBA em Marketing e Marketing Digital pela FGV, cursos complementares de Design Gráfico, Programação de Sites e muitos anos no mercado publicitário, me proporcionaram base sólida em princípios de design gráfico, publicidade, estratégias de marketing e conhecimentos sobre as tendências e melhores práticas no marketing, tanto no ambiente digital quanto no offline.
Passados alguns anos, a empolgação mundial pela internet perde folego e os investimentos das agência começaram a ir para onde o cliente estava fisicamente. No ponto de venda e assim houve um crescimento do marketing de ativação.
Houve um crescimento do marketing de ativação e neste novo cenário migrei para uma agência chamada OPÇÃO X, um “braço” de grandes agências como a Ogylvi, detentora da conta da Aurora (distribuidora de bebidas). Aqui, já como diretor de arte, meu trabalho era adaptar campanhas internacionais para o mercado brasileiro, especificamente nas ações de ativação com materiais para pontos de venda, trade marketing e ações promocionais. Neste período trabalhei com marcas como Jose Cuervo, Licor 43, Drambuie, além de outras contas da agência como Vivo, Tang e Bauducco.
Em 2007 duas agências uniram suas especializações, Redaction - Ações Promocionais (fundador da agência Opção X) e Mill Publicita - Eventos.
Fui convidado para montar a equipe de criação da RED Action e fiquei responsável por contas como Vivo, Natura e KraftFoods em ações de ativação e lançamentos de produtos em todo território nacional. Com o crescimento da equipe, também participei da criação de eventos, desenvolvendo o “key-visual”, material de apoio e cenografia para eventos corporativos.
Sem dúvida, um dos períodos mais intensos de volume de trabalho, uma experiência impar como gestor de uma equipe de designers.
A TV1 - Eventos é um braço do Grupo TV1, moderna e sempre em transformação, atua em muitos meios de comunicação como: Digital (internet), TV, Branding, lives, etc. No periodo em que trabalhei, as experiências dos eventos físicos estavam em alta (até a pandemia), com grandes eventos corporativos de incentivo de Vendas e de lançamento de produtos.
Durante meus 5 anos na criação da agência, vivi os bastidores da criação e execução de grandes eventos como, o lançamento de produtos na LG Digital Experience (o maior showroom de produtos para os maiores varejistas do Brasil), inauguração da fábrica da FIAT na cidade de Goiânia (PE), lançando da Fiat TORO, BRADESCO seguros (TM), BOTICÁRIO e Pão de Açúcar. Assim como a campanha de incentivo para todos os colaboradores da VIA VAREJO, maior rede varejista recém-formada depois da união das lojas das Casas Bahia e Ponto frio.
Tive a experiência de trabalhar em grandes núcleos de criação, com um time de planejadores, arquitetos, produtores, diretores de arte e cenografistas. Tive aqui, a oportunidade de criar peças o BRADESCO seguros (TM), Pão de Açúcar, LG DIGITAL e VIA VAREJO e do Festival de Campos de Jordão (BRADESCO).
A CADA ESCOLHA, UMA RENÚNCIA.
O tempo me fez rever alguns pontos de vista, e após 20 anos na “Capital Paulista” voltei para casa. Agora do outro lado do balcão, como coordenador de Marketing de uma Indústria (100% nacional) que exporta para 43 países, produtos líderes no mercado internacional, tenho a oportunidade de colocar em prática, o knhow-how adquirido durante estes anos.
Responsável em montar um núcleo de criação, atualmente implemento ações de endomarketing em canais internos (on e off) com painéis de comunicação, quadros informativos, ferramenta de e-mail marketing interno, canais no WhatsApp e um canal de comunicação no Facebook direcionado aos colaboradores.
Fiz o alinhamento da identidade visual da empresa em todos os materiais institucionais, com papelaria, vídeo institucional, site, catálogos, folhetos e de forma orgânica, criei e expandi a presença de nossa marca no Instagram, LinkedIn e YouTube.
Além de elevar a qualidade da exposição dos nossos produtos em eventos nacionais e internacionais, projetando o layout de estandes construídos, comunicação visual, acompanhamento da montagem, contratação dos serviços de buffet, limpeza e segurança e a entrega do estande no dia da feira.
Atualmente busco trabalhos extras para complemantar ainda mais meu portifólio e crescer em ambas áreas: Marketing e Design Gráfico.